Por Artur Araújo e Joyce Almeida
A partir de hoje toda terça-feira a Yesbil Comunicação postará uma matéria relacionando Empreendedorismo e cultura digital, fique abaixo com nosso primeiro texto:
Muitas empresas e profissionais anseiam em entrar na internet e lá alavancar seus negócios, mas o que a maioria desconhece é que a internet possui suas próprias regras e que mudam frequentemente, por isso a necessidade de estar atento a tudo isso.
Pedro Markum (@markum) em sua palestra na Feira do Empreendedor realizada no final de maio em Belém argumentou que a experimentação é o melhor caminho para a aprendizagem correta do uso da internet, concordo plenamente, processo esse que a equipe Yesbil faz diariamente e a com isso sempre aprendemos algo novo.
Mas para ma boa parte do empresariado este ato é um tanto complicado ou por desconhecimento do assunto, por receio de seus negócios serem prejudicados, por isso também é importante ressaltar a experiência alheia, isso mesmo, se basear nas experimentações de profissionais e/ou instituições que deram certo para que depois sim confiante e conhecedor dos possíveis obstáculos que este caminho poderá fornecer.
Portanto, dividiremos aqui nossa experiência que transformamos em dicas para facilitar a compreensão e aplicabilidade:
1- Experimentação (peraí você disse que teria dicas para não correr riscos?). Crie perfis seus (pessoais) em várias redes sociais e tire suas próprias conclusões do que é certo ou errado e aplique nas redes sociais de sua empresa.
2- Respeite Sempre: Jamais minta, ofenda ou ignore uma pessoa na internet, tudo fica registrado e com apenas alguns cliques pode correr o mundo.
3- Informações completas: Só porque está na internet não significa que vai deixar de colocar o número de telefone, endereço e outros meios de contato. Algumas pessoas acessam o site somente para saber como contatá-lo pessoalmente.
4- Não faça Spam: Verifique para quem vai enviar sua mensagem e se será útil para os receptores, seja através de email, Orkut, twitter, facebook entre outros.
Repito só mande para quem achar que o assunto for relevante e se ninguém não se interessar mude a mensagem ou de negócio.
5- Design: Quantidade não significa qualidade, use cores e recursos apropriados para o seu ramo de negócio e público alvo, não existe padrão.
Procure um designer com noções de usabilidade e bastante cultura digital.
Nem sempre a pessoa que faz aquele folder maravilhoso vai acertar na web.
6- Conteúdo: Apresente informações relevantes para o internauta, proporcionando o Máximo de detalhes de uma forma objetiva (Sim, é possível).
Não fuja do seu foco, só porque viu algo interessante no jornal que vai colocar no site, verifique os assuntos chaves que agradam seu público.
Claro que não se resume a isso, mas já é só um começo para refletirem e semana que vem voltamos com mais.
Imagem: http://lousadigital.blogspot.com/2009/06/uso-das-redes-sociais-na-escola.html
Imagem2: http://clikeveja.wordpress.com/2009/10/22/pulhas-virtuais-hoax/spam/