Quem acompanha nosso blog há alguns anos sabe que somos apaixonados por Social Listening ¹ e já publicamos diversos estudos de monitoramento de mídias sociais, hoje iremos publicar um projeto diferente, graças a parceria com a ferramenta Meltwater, podemos coletar também conteúdos de portais de notícias e blogs do mundo inteiro com diversos temas.
E o primeiro tema escolhido para uma análise de repercussão jornalística foi o “Racismo no Futebol”, o estudo será publicado em duas partes: a primeira parte publicada hoje no Dia da Consciência Negra apresentando a análise das reportagens do 1º semestre de 2022 e a segunda em um momento futuro apresentando o estudo completo como novos casos e mais informações de 2022.
No estudo apresentamos a análise de 2.655 reportagens publicadas em Português com as palavras “Racismo” e “Futebol” e em seus conteúdos obtivemos alguns aprendizados:
Maio foi o mês com mais reportagens jornalísticas sobre racismo em decorrência de casos famosos ocorridos em abril e maio, como caso Edenilson (Jogo Internacional x Corinthians), Caso Corinthians VS Boca Junior, CASO Fortaleza VS River Plate, CASO Palmeiras VS Emelec entre outros.
Nos casos analisados o termo “macaco” foi a ofensa mais utilizado ao hostilizar um atleta, comissão técnica, árbitros, times e torcidas.
¹ Social Listening: popularmente conhecido como monitoramento de mídias sociais, é um método de pesquisa que permite coletar, classificar e analisar conteúdos e comentários em mídias digitais.