Cinco anos, nem acredito. Estou ficando mocinha e pensar que quando nasci em março de 2010 nem imaginava o que o destino planejava para mim.
Desde o primeiro dia já acreditava que o Pará tinha potencial para o marketing digital. No início não foi fácil, mas segui em frente. O mercado demorou a acordar e isso me trouxe alguns problemas, tive que me reinventar constantemente. Apesar de ser apaixonada pelo que faço e de viver em cima dos livros, e-books, webinares e eventos, isso não era suficiente, pois a evolução não poderia ser apenas interna. Minha cidade ainda tinha uma visão pequena e distorcida sobre o marketing digital, então o jeito foi sair de casa e ir à rua educar o mercado. Primeiro com a saudosa oficina Redes Sociais na Prática e depois com palestras e cursos mais elaborados e com temas diversos. Minha equipe visitou o Iesam , a Unama, a UFPA, a Fap, a Fapan, a Ufra, além de apresentar palestras e cursos para empreendedores, modelos, artesão, esteticistas, entre outros profissionais.
Nesse período surgiram diversos casos de sucesso de marketing digital pelo mundo, assim como também surgiram outras agências no estado e outras iniciativas de compartilhamento de conhecimento com foco na internet. Com essas iniciativas o Pará foi acordando, e apesar de ainda estar um pouco sonolento, já abriu os olhos para o digital.
Hoje vivemos em um novo cenário, de muito oba-oba e “especialistas” saindo pelo ladrão. Com isso novas dificuldades estão surgindo e se antes era preciso apresentar as novas mídias agora o foco é organizar e estimular o trabalho profissional. O legal é que estão surgindo várias agências novas e muitos freelancers possibilitando um mercado mais dinâmico. Mas como já passei por isso, sei que nem tudo são flores, além da preocupação com a produção em si, tem que ficar atento à contabilidade, elaboração de orçamentos, contratação de pessoas, atendimento e etc. Ter um negócio não é fácil, pois tudo evolui muito rapidamente e se você não se atualizar constantemente pode ficar para trás.
O projeto que surgiu lá atrás depois se tornou minha filosofia maior que resumo na frase “Compartilhar conhecimento é vida”, filosofia esta que alterou minha missão, visão e fortaleceu alguns valores. O que antes era um setor (Gestão de Conhecimento) dentro da empresa passou a ser atividade principal, ou seja, agora mais do que nunca devo continuar estudando para poder compartilhar conhecimento com os novos jogadores que irão surgir e com os veteranos que buscam se atualizar. Seja nas faculdades, nas agências ou nas empresas, onde houver gente precisando de conhecimento lá estarei e tentarei ajudar da melhor forma, também buscarei me tornar uma figurinha constante em eventos e cursos.
Continuarei com meus artigos e estudos no blog, darei mais frequência ao post da terça e às quintas irei compartilhar os resultados de diversos monitoramentos realizadas nos últimos anos e os que ainda irei coletar. Logo logo divulgaremos a data da 3ª turma do curso de Gestão de Mídias Sociais, além de eventos com profissionais locais e nacionais. Amanhã tem uma mega novidade a respeito do meu mano caçula, o #NosCompartilha, mas não posso dizer, afinal a notícia é dele e o texto está ficando longo.
Um grande abraço aos meus amigos ACP, Blog da Larissa Andrade, Camisa Nova, CLIC, Fóton Filmes, Homem Groover, Jalam, Manga Turismo, Moldura Branca, Muvuca, Nos Vamos Assim, Produtora Colaborativa, Reporter E, SAC 2.0, Tipo Assim… Estou aberta a novas amizades, agências, coletivos e empresas me liguem 😉
É isso e lembrem que compartilhar conhecimento é vida.
Yesbil
Consultoria e Treinamentos em Marketing Digital
05 anos compartilhando conhecimento