O smartphone deixou de ser uma exclusividade da classe A. Os diversos modelos lançados no último ano possibilitaram que várias classes tivessem acesso a celulares com mais recursos inclusive o acesso à internet.
Mesmo com planos caros e com pouca qualidade, os brasileiros acessam cada vez mais a internet pelo celular. De acordo com o Panorama do Brasil na internet, estudo da F/Nasca Saatchi e Saatchi de outubro de 2013, 41 milhões de pessoas acessam a internet pelo celular no Brasil e 3,8 milhões de pessoas entraram na internet pelo celular.
Em Belém não é muito diferente e nem precisamos de um estudo para comprovar, basta observar nos ônibus os passageiros concentrados em suas pequenas telinhas acessando Facebook, Whatsapp, Youtube, Instagram e etc.
Mas infelizmente ainda há empresários, agências e profissionais que não acham interessante adequar sua comunicação para o universo mobile, pois os mesmos só acessam pelo desktop. Meu caro colega, acorde!
Ok! O que fazer?
Antes de qualquer coisa, lembre que mídias sociais surgem e desaparecem todos os dias. Comece pelo que sempre será seu, o site da sua empresa, por exemplo, precisa ser adequado a visualização em diversos tipos de tela. Recomendo adaptar ou criar um novo site, só que agora responsive, pois com tanto modelos de aparelhos e tamanhos de resolução, não considero adequado ter apenas duas versões, uma grande (desktop) e uma pequena (celular), o ideal é se adaptar a todos.
O site é só o primeiro passo. Procure conhecer mais seu público alvo, pois mídias sociais e ferramentas como Instagram, Foursquare e Whatsapp são cada vez mais utilizadas, além das mídias (Facebook, Twitter e Youtube) que antes eram acessadas pelo desktop e agora são pelo celular.
Na hora de produzir conteúdo para as mídias sociais, procure ficar atento ao modo como será visualizado na telinha, evite usar textos longos na descrição e se tiver textos na imagem, use fontes de fácil leitura em qualquer tamanho.
O mesmo vale para o e-mail marketing, que precisa se adequar a qualquer dispositivo, pois você nunca sabe em qual deles será lido, seja um celular, um tablet, um computador ou em aplicativos de leitura de e-mails.
Resumindo, o mundo é mobile e a estratégia da sua marca também deve ser. Na hora de produzir qualquer peça imagine como ela será visualizada no celular.