Normalmente quando um produtor começa o planejamento de um evento, uma de suas primeiras atividades é criar uma página no Facebook (ou pelo menos deveria ser), mas noto uma série de erros e até mesmo oportunidades perdidas pela falta de visão do administrador da página, por isso escrevi este texto com dicas básicas.
O primeiro grande erro na criação de uma página está na escolha do nome. É costume reforçar sempre a edição em que o evento se encontra e colocar essa informação ficando algo como “XX Congresso Brasileiro”, o problema é quando você ultrapassa o número de 200 pessoas curtindo sua página, não será possível alterar e quando chegar na XXI, você será obrigado a ficar utilizando XX ou criar uma nova página no zero.
Caso tenha uma página com menos de 200 fãs e tenha colocado a edição do evento, você pode alterar em Editar Configurações >> Informações da página >> Nome.
Teve dificuldade para achar onde altera? Confira este [ link ] da central de Ajuda do Facebook.
Mas se não é correto colocar a edição do meu evento no nome para garantir a página para futuras edições, onde reforço essa informação essencial?
Na capa.
E já que assunto agora é capa, existem alguns elementos básicos que precisam ser reforçados como o nome do evento, data, local, convidados VIPs, macotes, logos entre outros. Cuidado para não virar uma salada com tanta informação, analise quais são mais relevantes em cada projeto.
Na imagem acima do Look Hair Profissional Norte, que já teve uma edição este ano o objetivo é comunicar quando e onde será a próxima edição, por isso a data e o local.
Outro exemplo é o projeto #NósCompartilha que a Yesbil realiza toda semana na nossa sala de treinamentos, pelo fato do evento ser sempre no mesmo local e a cada semana serem novos convidados, é neles que fica o destaque.
Defina seu plano estratégico, quais informações são mais relevantes e converse com seu designer para juntos definirem a melhor maneira de apresentá-las.
Agora vamos falar de algumas Postagens clássicas que sempre trazem resultados em divulgação de evento no Facebook.
- Divulgação individual dos profissionais convidados:
- Divulgação dos profissionais agregados por área temática.
- Divulgação de expositores e patrocinadores
- Informes
- Artes personalizadas
- Cobertura digital do evento
E para finalizar a clássica imagem de “Eu Vou”, que se postado no momento certo traz um excelente resultado.
Claro que a comunicação de um evento utilizando o Facebook não se resume a isso, mas é o mínimo que um produtor pode fazer e utilizando estas dicas com certeza já trará algum tipo de resultado ao evento.
Exemplos utilizados:
Look Hair Profissional Norte, Esthetics Hair Pará, #NósCompartilha, Oficina de Monitoramento de Mídias Sociais e Estratégias de Marcas para Instagram.