A Yesbil sempre valorizou atividades práticas em seus cursos e oficinas, pois não há nada melhor do que botar a mão na massa para fixar o conhecimento adquirido. Em julho deste ano resolvemos inovar e fizemos um curso totalmente prático, a cada tópico apresentando um exercício. Estou falando do Curso Prático de Monitoramento de Mídias Sociais realizado de 08 a 10 de julho e ministrado por mim.
Entre as atividades apresentadas teve a contagem de tuítes analisados por minuto, criação de motores de buscas, criação de KPIs e escolha de métricas, classificação e sentimentalização de publicações, além de alguns debates sobre o mercado de social media e a atividade de monitoramento em Belém.
Foram apresentadas algumas ferramentas parciais e plenas que os alunos irão utilizar no dia a dia da atividade de analista de monitoramento e para o final do curso a realização de um estudo completo feito pelos alunos incluindo o planejamento e análise.
Para atividade final foi escolhido o evento Arrastão do Pavulagem, que já vinha sendo monitorado pela Yesbil desde o dia 14 de junho. A mídia escolhida foi o Instagram e a ferramenta o Seekr.
Tags utilizadas para a coleta: #arraialdopavulagem #pavulagem #arraialdopavulagem2015 #soupavulagem #arrastaodopavulagem #pavulagem2015 #arrastaodopavulagem2015 #arraialpavulagem #arrastaopavulagem #arraialpavulagem2015
Itens coletados: 1691 publicações. Todos os alunos receberam acesso à conta da Yesbil do Seekr usada para estudos de mercado para assim visualizarem os itens coletados e fazerem a análise.
Antes da análise houve uma reunião de planejamento para definir o que seria analisado. Tentei interferir o mínimo possível, pois já tinha feito minha parte com a teoria apresentada e as atividades anteriores, era o momento dos alunos criarem seu próprio estudo e terem seu primeiro portfólio.
Então dentro do roteiro elaborado pelos alunos com minha supervisão foram definidos a classificação por gênero de quem publicou a postagem, idade das pessoas que apareciam nas imagens, tipo de mídia, momento, interações e elementos básicos do Arrastão do Pavulagem. Eles também definiram que uma nuvem de tags deveria entrar no resultado final.
Ao todo eles conseguiram analisar 556 publicações que correspondem a 32,7% do total coletado.
Meus parabéns a Ana Cavallare, Jessika Araújo, Laís do Vale, Patrick Ferreira e Wellyngton Coelho, uma turma muito legal que tive o prazer de compartilhar minha paixão pelo mundo das métricas e que responderam muito bem as atividades. Eles têm tudo para se tornar bons analistas de monitoramento se continuarem os estudos e as pesquisas.
Apresento aqui alguns dos resultados obtidos pelos alunos, iremos dar continuidade nas análises e em breve divulgaremos um infográfico completo sobre o Arrastão do Pavulagem 2015.
E se você ficou interessado no mundo das métricas, confira nossos próximos cursos:
E se no seu caso, você está precisando contratar um analista de monitoramento, confira os contatos dos alunos da 1ª turma do Curso Prático de Monitoramento de Mídias: