Criando URLs de campanhas personalizadas do Google Analytics

Compartilhe

post_urls_personalizadas_face

 

Nossa dica desta terça aborda a criação dos links a serem utilizados em campanhas personalizadas do Google Analytics. A vantagem de usar essa opção é poder descobrir como o tráfego por referência chega até seu conteúdo, de onde e como cada público interage com este conteúdo.

 

URLs_personalizadas_1_campanhas

 

Você não irá alterar os links em seu site, apenas incluir informações da campanha na hora de compartilhar nas mídias sociais, no e-mail marketing ou banners publicitários publicados em outros sites.

Você pode criar uma campanha para cada publicação, para publicações similares ou campanhas diferentes para uma mesma publicação. Veja alguns casos nos exemplos abaixo:

Ex1: Uma campanha por página.

Utilizar o mesmo parâmetro utm_campaign em todos os links compartilhados.

  • http://www.dominio.com/homenagem-do-dia-da-mulher/?utm_campaign=homenagem-mulher&utm_medium=email&utm_source=newsletter1
  • http://www.dominio.com/homenagem-do-dia-da-mulher/?utm_campaign=homenagem-mulher&utm_medium=social&utm_source=facebook
  • http://www.dominio.com/homenagem-do-dia-da-mulher/?utm_campaign=homenagem-mulher&utm_medium=social&utm_source=twitter

Ex2: Página que de tempos em tempos é feita uma ação nova.
Utilizar o parâmetro utm_campaign com o valor diferente em todas as vezes que esta página for compartilhada.

  • http://www.dominio.com/mesa-de-centro/?utm_campaign=lancamento-mesa-de-centro&utm_medium=social&utm_source=twitter
  • http://www.dominio.com/mesa-de-centro/?utm_campaign=promocao-de-natal&utm_medium=social&utm_source=twitter
  • http://www.dominio.com/mesa-de-centro/?utm_campaign=queima-de-estoque-2015&utm_medium=social&utm_source=twitter

Ex3: Uma mesma campanha com várias páginas
Utilizar o mesmo parâmetro utm_campaign para produtos diferentes que compõem a mesma campanha.

  • http://www.dominio.com/mesa-de-centro/?utm_campaign=queima-de-estoque-2015&utm_medium=social&utm_source=twitter
  • http://www.dominio.com/cadeira-de-ferro/?utm_campaign=queima-de-estoque-2015&utm_medium=social&utm_source=twitter
  • http://www.dominio.com/mesa-de-jantar/?utm_campaign=queima-de-estoque-2015&utm_medium=social&utm_source=twitter

Com o preenchimento adequado dos parâmetros você informa ao Google Analytics a origem e campanha em que o link foi postado. Ao todo são 05 parâmetros, os 03 principais são utm_source, utm_medium e utm_campaign.

Como usar:

Seu dominio + utm_source + utm_medium + utm_campaign

Ex:

http://www.yesbil.com/curso-de-mkt + ?utm_campaign=lancamento-do-curso + & + utm_medium=social + & + utm_source=twitter

Os “+” não entram no endereço, coloquei apenas para facilitar a compreensão. Ao acessarem o site através desse link, o Google irá registrar que veio do Twitter e foi uma publicação do lançamento do curso.

Valores de cada parâmetro:

utm_source: O Google Analytics aconselha o uso deste parâmetro para identificar o anunciante, o site, a publicação etc. que está enviando tráfego para sua propriedade (por exemplo, google, blogcamisanova, newsletter4, twitter, facebook etc).

utm_medium: O Google Analytics aconselha o uso deste parâmetro para identificar a mídia de publicidade ou marketing (por exemplo: cpc, banner, email newsletter, social).

utm_campaign: O Google Analytics aconselha o uso deste parâmetro para identificar  o nome da campanha individual, o slogan, o código promocional de um produto.

Quando for compartilhar um link do seu blog no Twitter e no Facebook e um banner de um site que esteja pagando, use estes links na próxima vez:

  • http://www.dominio.com/pagina/?utm_campaign=sua-campanha&utm_medium=social&utm_source=twitter
  • http://www.dominio.com/pagina/?utm_campaign=sua-campanha&utm_medium=social&utm_source=facebook
  • http://www.dominio.com/pagina/?utm_campaign=sua-campanha&utm_medium=banner&utm_source=blog-do-anuncio

Para quem está inciando, pode utilizar criador de URL do Google, mas assim que memorizar a formação aconselho a criar direto, pois é mais prático do que ficar abrindo o criador toda vez que estiver montando suas URLs personalizadas.

Dica Bônus:

Use um link encurtado para combinação de URLs, é muito mais elegante compartilhar:
http://goo.gl/7NaVpM
do que
http://www.dominio.com/pagina/?utm_campaign=sua-campanha&utm_medium=social&utm_source=twitter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp

Queres receber nosso informativo com cursos, eventos e conteúdos?

Cadastre-se!

Normalmente nossos disparos são quinzenais e podem conter divulgação de cursos e/ou artigos de marketing digital. Em casos especiais podemos enviar e-mails extras na mesma quinzena, mas nunca ultrapassamos 05 disparos por mês.

Ver política de privacidade.

plugins premium WordPress