

O presente estudo é o resultado da análise de 2.655 reportagens, em português publicadas em sites, blogs e portais que noticiaram casos de racismo no futebol durante o primeiro semestre de 2022.
O objetivo deste estudo é mostrar como os casos de racismo são abordados pelas mídias digitais e quais casos geram mais interesses dos jornalistas e blogueiros.
A coleta foi realizada através da ferramenta de análise de social listening e clipping virtual, Meltwater, a partir de notícias que continham os termos “racismo” e “futebol”. Os analistas José Calasanz (PensePlay) e Artur Araújo (Yesbil) realizaram a limpeza, classificação e análise das reportagens do primeiro semestre
entre os dias 01 e 19 de novembro de 2022.
Na análise foram identificados os casos de racismo no futebol mais noticiados, além de descobrir quais as ofensas mais proferidas a atletas, técnicos, comissão e torcedores.
Esta é a primeira versão do estudo (1º semestre) que foi publicada como uma ação alusiva ao Dia da Consciência Negra. O time continua as análises e em um momento futuro irão publicar o estudo completo de 2022 como novos casos e mais informações.
No Data Found
Em 36% das reportagens analisadas não abordavam um caso específico, nelas os jornalistas e blogueiros deram ênfase em seus textos em ações de combate ao racismo e acumulados de casos mostrando a situação do preconceito no esporte como um todo. As demais reportagens focaram no relato dos casos específicos, tendo como temas com maior cobertura jornalísticas por portais em blogs no primeiro semestre de 2022:
Ofensas proferidas em cada caso analisado.
O termo “macaco” é o mais utilizado ao hostilizar um atleta, comissão técnica, árbitros, times e torcidas.
Quando se trata de “xingamentos” são ofensas que foram proferidas, mas que não puderam ser identificadas ou a notícia não informou o que foi dito ou mostrado durante as partidas, entrevistas ou em extra-campo.
Partida: Internacional x Corinthians
Data:14 de maio
Local: Porto Alegre – BR
Campeonato Brasileiro – Série A
Durante uma partida entre Internacional e Corinthians pela Série A do Campeonato Brasileiro, O meio-campista do Internacional, Edenilson Andrade dos Santos, informou que teria sido chamado de “macaco” por Rafael Ramos do time adversário. Rafael foi preso, contudo, ele pagou fiança e foi liberado. Ramos foi absolvido no julgamento porque os vídeos da partida não conseguiam identificar o que foi dito pelos atletas.
Partida: Internacional x Corinthians
Data: 17 de maio
Local:São Paulo – BR
Copa Libertadores da América
Nos dois confrontos entre Boca Junior e Corinthians, pela Libertadores da América, os torcedores do time argentino fizeram gestos imitando um “macaco” para a torcida corintiana. Na partida ocorrida na Argentina três torcedores foram presos e pagaram fiança para serem liberados, na disputa ocorrida no Brasil um torcedor do Boca foi detido e multado com uma fiança para responder em liberdade.
O caso foi julgado pela Conmebol e o Boca Juniors pagou uma multa de 130 mil Dólares pela conduta da sua torcida. Foram 30 mil Dólares pelo fato do primeiro jogo e 100 mil Dólares referentes a primeira partida.
Partida: Flamengo x Fluminense
Data: 06 de fevereiro
Local: Rio de Janeiro -BR
Campeonato Carioca de Futebol
O jogador do Flamengo, Gabriel Barbosa, acusou ter sido chamado de “macaco” por torcedores do Fluminense durante um confronto entre os dois times pelo Campeonato Carioca. O caso foi a julgamento e o time do Fluminense foi absolvido por falta de provas que pudessem comprovar que Gabriel havia sido ofendido.
Análise de reportagens sobre o tema em blogs e portais de notícias.
Parcial – 1º semestre de 2022
Analistas: Artur Araújo e José Calasanz.
Assessoria de Imprensa: Andreza Alves e Enderson Oliveira
Meltware – Coleta e classificação das reportagens.
Microsoft Excel e Google Sheets – Tratamento e análise dos dados.
WordArte – Nuvem de tags
WordPress – Hotsite com resultados